Receitas

Aprenda receitas deliciosas para utilizar o Palmito Pupunha!

Salada Francesa com Espaguete de Pupunha

INGREDIENTES:

300 grs. de espaguete de pupunha 1 cenoura grande ¼ de cebola branca ¼ de cebola roxa ¼ de pimentão verde médio ¼ de pimentão amarelo médio ¼ de pimentão vermelho médio 50 grs de presunto 2 colheres (sopa) de milho verde 1 colher (sopa) de passas sem sementes 10 azeitonas verdes sem caroço

MODO DE PREPARO:

O espaguete de pupunha deverá ser fervido em água com a proporção de 2 colheres (sopa) de vinagre, 1 colher(sopa) não muito cheia de sal. Após 3 min. em água fervendo retirar, escorrer e lavar em água filtrada. Reservar.  A cenoura, cebolas, pimentões,presunto e azeitonas deverão ser fatiadas bem fininhas e compridas como o espaguete. Em uma panela aquecida colocar um fio de azeite e uma pitada de sal com alho, e refogar a cenoura, pimentões e cebolas, até que fiquem macios. Adicionar o espaguete,azeitonas, passas,milho e misturar com delicadeza e completar o tempero se necessário com sal e outros de sua preferência, deixando por mais 2 min. na panela ,desligar o fogo e misturar o presunto. Servir quente ou frio como preferir.

 

Palmito de Pupunha com Carne Suína e Legumes

INGREDIENTES:

½ kg. de pernil
300 grs. de palmito Supremo(parte nobre ou basal)
½ pimentão médio vermelho
½ pimentão médio amarelo
½ pimentão médio verde
½ cebola roxa
½ cebola branca
1 cenoura grande
1 abobrinha verde pequena

MODO DE PREPARO:

Fatiar o pernil e temperar com sal e alho. Colocar o palmito para cozinhar em água com a proporção de 1lt. de água, 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) não muito cheia de sal. Os legumes deverão ser cortados em tamanhos iguais e grandes. A cenoura e abobrinha,após serem cortadas deverão ser colocadas para cozinhar no vapor.
Em uma panela bem quente colocar um fio de azeite, e fritar o pernil sem deixá-lo ressecar. Retirar da panela e reservar. Na mesma panela que fritou o pernil colocar mais um fio de azeite, as cebolas e pimentões picados, deixá-los em fogo brando até que fiquem macios. Juntar o pernil, a cenoura e a abobrinha já cozidas e por último o palmito, e acabar de temperar se necessário com sal e outro tempero a gosto. Misturar e deixar por mais 1 min. na panela para que fiquem todos na mesma temperatura. Servir quente.

 

 

 

 


Rocambole de Carne Recheado com Palmito de Pupunha

INGREDIENTES:

ROCAMBOLE:
– ½ quilo de carne moída
– ½ pacote de sopa de cebola
-1 colher (de café) de tempero de sal com alho

RECHEIO:
– 500grs. de palmito picado Supremo parte basal
-50 grs. de bacon picado
-1 cebola média picada
-200 grs. de queijo(provolone ou mussarela) picado

MODO DE PREPARO:

ROCAMBOLE:
– Comece temperando a carne moída com a sopa de cebolae e o sal com alho. Deixe descansar por 15 minutos.
-Separe a carne em duas porções, abra uma porção em um pano de prato umedecido formando um retângulo para depois conseguir enrolar. Coloque o recheio no meio, espalhando por igual, por cima coloque o queijo picado e depois enrole com cuidado fechando as duas extremidades para não sair o recheio quando assar. Fazer a mesma coisa com a outra porção fazendo dois rocamboles.
– Disponha em uma assadeira untada e pincele um pouco de manteiga por todo os rocambole. Leve ao forno a 200°C por aproximadamente meia hora, ou até que fique com uma crosta bem dourada por fora.

RECHEIO
– O palmito deverá ser cozido em água com a proporção de:1 lt.água,2 col.(sopa) de vinagre e 1 col.(sopa) não muito cheia de sal.Escorrer a água e reservar.
- Em uma panela,levar ao fogo 1 colher de azeite ,1 pitada de sal com alho,e refogar a cebola,e logo em seguida colocar o bacon junto para fritar,quando estiverem macios adicionar o palmito e desligar o fogo e deixar esfriar.
- Depois de frio colocar o recheio sobre a carne .
Obs. Todos os ingredientes do recheio deverão ser picados bem pequenos para não fazer muito volume no rocambole ao ser enrrolado.

 

 

Sopa Creme de Palmito de Pupunha in natura

Boa opção para as noites de frio, a sopa de palmito de pupunha é nutritiva, pouco calórica e fácil de fazer.

INGREDIENTES:

300 g de palmito de pupunha in natura Supremo
1 cebola média
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) tempero de sal com alho
1 litro de água
Cheiro verde a gosto

MODO DE PREPARO:

PALMITO
Cortar a parte nobre do palmito em pedaços de 10 cm e a parte basal em rodelas, colocar para cozinhar em 1 litro com 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) não muito cheia de sal.O palmito tem que ficar coberto com a água. Tempo de cozimento aproximado de 20 min ou até ficar macio. Depois de cozido, pegar 300g da parte basal, bater no liquidificador com ½ lt de água e reservar. O restante do palmito depois de esfriar colocar em um recipiente de vidro e guardar na geladeira.

SOPA
Em uma panela colocar o azeite e refogar a cebola e o tempero de sal com alho. Em seguida adicionar o palmito batido que deve estar um líquido grosso. Deixar ferver e ir mexendo sem parar até que ferva e engrosse. Terminar de temperar com sal e colocar um cheiro verde para servir.

 

 


Sopa Creme de Palmito in natura com Milho Verde

INGREDIENTES:

300 g de palmito de pupunha in natura Supremo
1 cebola média
3 colheres (sopa) de azeite
1 espiga de milho verde pequena
1 colher (café) tempero de sal com alho
1 litro de água

MODO DE PREPARO:

PALMITO
Cortar a parte nobre do palmito em pedaços de 10 cm e a parte basal em rodelas, colocar  para cozinhar em 1 litro com 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) não muito cheia de sal. O palmito tem que ficar coberto com a água. Tempo de cozimento aproximado de 20 min ou até ficar macio. Depois de cozido, pegar 300g da parte basal, bater no liquidificador com ½ lt de água e reservar. O restante do palmito depois de esfriar colocar em um recipiente de vidro e guardar na geladeira.

MILHO VERDE
Cortar os caroços de milho e bater em um liquidificador com ½ lt de água, coar em uma peneira e reservar.

SOPA
Em uma panela colocar o azeite e refogar a cebola e o tempero de sal com alho. Em seguida adicionar o palmito batido que deve estar um líquido grosso e, em seguida, o caldo do milho verde. Deixar ferver e ir mexendo sem parar até que ferva e engrosse. Terminar de temperar com sal e colocar um cheiro verde para servir.

SUGESTÃO
Se necessário pode-se substituir o milho verde de espiga por meia lata de milho verde. O processo de fazer continua o mesmo.

 

 

Palmito Assado na Casca

INGREDIENTES:

1 tolete de 20 cm de palmito de pupunha Supremo
Azeite
Sal
Zatar (tempero libanês)

MODO DE PREPARO:

Em forno pré aquecido colocar o tolete para assar, retirando a primeira casca e a reservando para  servir o palmito  dentro dela (na barca). Enrolar em papel alumínio e colocar no forno 30 min. de um lado e virar o tolete de lado e deixar mais 30 min. para que asse por igual. Poderá ser assado também direto na grelha da churrasqueira por um tempo aproximado de 3 horas. Esse tempo é estimado tanto no forno elétrico, forno a gás e na churrasqueira, pois a temperatura varia de local para local. O importante é que as extremidades estejam macias ao toque de um garfo. Após assado cortar com uma faca o tolete ao meio na vertical, e fazer cortes pequenos na horizontal para ficar fácil de ser servido ( servir na própria casca que ficou reservada). O molho para acompanhar pode ser azeite, sal e um leve toque de zatar, um tempero que dá um toque todo especial.Ou use um outro de sua preferência. Servir quente.

 


Palmito de Pupunha assado no papel alumínio

INGREDIENTES:

500 g de palmito de pupunha in natura Supremo
Papel alumínio

MODO DE PREPARO:

Cortar o palmito in natura em pedaços de 10 cm e enrolar em papel alumínio, colocar em uma assadeira e colocar para assar por um período de 50 min. (o tempo varia de acordo com o a temperatura de cada forno). Para saber se está assado espete um palito ou um garfo para verificar se já está macio. O palmito poderá ser assado a haste inteira ou os pedaços separados da mesma forma citada acima, o que irá mudar é o tempo que ficará no forno. A parte da base da haste deverá ficar assar por 1h30 e verificar se está macia. Servir quente acompanhando alguma carne de sua preferência e fica muito saboroso colocar um azeite por cima com sal.

 

 

Mix de Folhas com Palmito Pupunha In Natura

INGREDIENTES:

300 g de palmito in natura Supremo
1 alface lisa
1 alface roxa
1 alface americana
1 agrião
Manjericão
Salsinha
Cebolinha verde
200 g de tomate italiano ou cereja

MODO DE PREPARO:

PALMITO
Cortar a parte nobre do palmito em pedaços de 10 cm e colocar para cozinhar em 1 litrode água com 2 colheres(sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) não muito cheia de sal. O líquido tem que estar cobrindo todo o palmito. Tempo de cozimento aproximado de 20 min. ou até ficar macio.

SALADA
Rasgar com as mãos todas as folhas em um mesmo recipiente, o manjericão, salsa e cebolinha verde picar em pedaços menores com uma faca. O tomate cortar ao meio, o palmito depois de frio cortar em rodelas e misturar ao mix. Para temperar use sal, azeite e vinagre balsâmico a gosto.

 


Palmito de Pupunha com Bacalhau Grelhado

INGREDIENTES:

4 filés de bacalhau
400 g de palmito in natura (parte nobre)
1 xícara de azeite
Cebolinha
Manjericão roxo
Tomate italiano ou cereja

MODO DE PREPARO:

PALMITO
Cortar a parte nobre do palmito de pupunha in natura em pedaços de 10 cm e colocar para cozinhar em 1 litro de água com 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher (sopa), não muito cheia, de sal. Tempo de cozimento aproximado de 20 min. ou até ficar macio. Depois de cozido deixar esfriar e reservar.

BACALHAU
Deixar o bacalhau deixar imerso na água em um refratário em que não fique em contato com o fundo e trocar a água cinco vezes durante o dia. Depois que estiver dessalgado, passar azeite por todo o filé e colocar para cozinhar no vapor durante 50 min. Em seguida, grelhar em uma chapa ou panela com azeite até dourar.
Servir o bacalhau em pratos individuais regado com azeite juntamente com o palmito de pupunha. Usar os tomates, cebolinha e manjericão para decorar e aumentar o sabor do prato. Servir em seguida com o bacalhau ainda quente.

 

Palmito Pupunha a Dorê com Medalhão de Filet

INGREDIENTES:

500 g de filet mignon
Fatias de bacon
500 g de palmito de pupunha Supremo in natura
Azeite
Molho shoyo
Tempero de sal com alho

MODO DE PREPARO:

PALMITO
Cortar a parte nobre do palmito em pedaços de 10 cm e colocar para cozinhar em 1 litro de água com 2 colheres(sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) não muito cheia de sal. Tempo de cozimento aproximado de 20 min. ou até ficar macio. Depois de cozido, reservar. Colocar azeite em uma frigideira com um pouquinho de tempero de sal com alho e adicionar os pedaços de palmito cozidos, virando sempre para dourar de todos os lados.

MEDALHÃO
1. Primeiramente, e somente se for necessário, limpe o filet mignon para retirar qualquer gordura extra.
2. Deixe-o no freezer para endurecer um pouco, isso facilita na hora de cortar os medalhões. Cuidado para a carne não congelar
3. Corte os medalhões com uma espessura de cerca de 2 centímetros.
4. Coloque o bacon em volta dos medalhões e o prenda com palitos.
5. Em um recipiente coloque o molho shoyo e o tempero de sal com alho a gosto. Passe os medalhões dos dois lados no tempero e reserve.
6. Colocar uma frigideira no fogo e depois de aquecida colocar azeite e dourar os medalhões dos dois lados (selar a carne).
Servir acompanhado de um mix de folhas e tomates.

 

 

 


Carpaccio de Palmito Pupunha In Natura

INGREDIENTES:

1 pedaço da parte basal da haste de palmito Supremo
Salaminho
Mostarda
Azeite
Molho shoyo
Alcaparras

MODO DE PREPARO:

MOLHO DE MOSTARDA
Para cada 1 colher (sopa) de mostarda amarela, colocar 1 colher de (café) de azeite e 1 colher de (café) de molho shoyo. Misturar bem.

MONTAR O CARPACCIO
Fatiar o palmito cru em rodelas bem finas no ralo (do lado que se faz batata chips). Colocar em um recipiente organizando-as uma a uma e por cima colocar fatias de salaminho, depois colocar no centro uma pequena porção do molho de mostarda e por cima uma alcaparra. Para fazer o molho: para cada 1 colher ( sopa) de mostarda colocar 1 colher de (café) azeite e 1 colher de(café) de molho shoyo.

SUGESTÕES
No lugar do salaminho por cima do palmito pode ser usado outro ingrediente de sua preferência como: presunto de Parma, presunto defumado, patê etc.

 

 

 

Canapé de Palmito Pupunha In Natura

INGREDIENTES:

400 g da parte nobre do palmito de pupunha in natura Supremo
100 g de cream cheese
100 g de presunto de parma ou salaminho

MODO DE PREPARO:

PALMITO
Cortar a parte nobre do palmito em pedaços de 10 cm e colocar para cozinhar em 1 lt. com 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) não muito cheia de sal. O líquido tem que estar cobrindo todo o palmito.Tempo de cozimento 20 min ou até ficar macio ao toque de um garfo ou palito. Reservar e deixar esfriar.

CANAPÉ
Corte o palmito depois de frio em rodelas de 1 cm,passe o cream cheese em volta do palmito e cubra com uma tira da mesma largura de presunto de Parma.Coloque em um recipiente e sirva frio.

 

 


Espaguete de Pupunha ao Alho e Azeite

INGREDIENTES:

500 g de espaguete de palmito de pupunha Supremo
Azeite e sal com alho a gosto
Manjericão
Tomates cereja

MODO DE PREPARO:

Cortar a parte basal do palmito de pupunha Supremo cru no sentido do comprimento em fatias bem finas, depois colocar uma sobre a outra e fatiar em tirinhas fininhas, como um espaguete. Ou poderá adquirir uma embalagem de espaguete (veja em produtos/bandejas). Refogar o espaguete com azeite em um recipiente antiaderente e ir pingando água até ficar macio. Decorar com tomate cereja e manjericão a gosto ou, se preferir, colocar um outro tipo de molho que mais lhe agrade.

 

 

 

 

 

Canelone de Palmito

INGREDIENTES:

500g de Palmito Supremo Nobre
300g de frango desfiado
1 cebola pequena picadinha
1 colher (sopa) de catupiry
Molho vermelho
Tempero a gosto

MODO DE PREPARO:

Palmito:
Cozinhe o palmito em 1 litro de água, 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) de sal.
Quando o palmito estiver ainda quente, mas possível de segurar com a mão, firme bem e empurre o meio do palmito para retirar o miolo. Deixe esfriar e reserve.

Recheio:
Em uma panela coloque azeite e tempero de alho com sal, refogue a cebola e acrescente o frango desfiado.
Desligue o fogo e acrescente catupiry e tempero a gosto.

Montagem:
Recheie o palmito com o frango.
Em um refratário, arrume os palmitos um ao lado do outro e despeje sobre eles o molho vermelho de sua preferência. Cubra com queijo ralado.
Leve ao forno somente para aquecer e gratinar.

Seu prato saudável e saboroso está pronto!

 

 

 

 

 

Bolinho de Palmito Recheado com Queijo

INGREDIENTES:

300g de palmito pupunha ralado
1 colher de sopa de farinha de trigo
100g de queijo cortado em cubos pequenos (muçarela ou o queijo da sua preferência)
Tempero de sal com alho
Temperos a gosto (Zaatar, orégano)
Farinha de rosca para empanar

MODO DE PREPARO:

Rale a parte basal (a parte um pouco mais grossa no diâmetro) do Palmito Supremo, corte ‘Inteiro’ no ralador grosso.
Adicione a farinha de trigo e os temperos.
Misture bem até formar uma massa homogênea.
Faça bolinhas recheando com os cubos de queijo.
Empane os bolinhos com a farinha de rosca e coloque na geladeira.
Frite em óleo quente até que dourem por inteiro
Sirva quente.
Observação: conserve os bolinhos na geladeira até fritá-los.